sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Historia

"Sindrome de ser a Outra"
Saga de Uma Bailrina
Por Paula Cunha.
-Era uma vez uma aspirante a bailarina de uma dança em que todos os momentos, se deparava com pessoas imitando, querendo e até mesmo acreditando ser OUTRA PESSOA/BAILARINA.
Esta Aspirante, ía as aulas regularmente e ficava se perguntando, quando ía ter uma explicação dos passos, da logica e mecanica dos movimentos enfim, quando ía ter aulas e não ficaría assistindo/imitadndo o ensaio da "professora".
Um dia, que não demorou muito a chegar ela como todas as outras alunas desta dança, teve a vontade de ter pelo menos a musica para tocar em sua casa/carro, sei lá; Musica da dança que a encantava para tocar o dia inteiro pois a dita dança estava tornando parte de sua vida, chegou, ela então para a "professora" e disse:
(*) - Professora, por favor quero muito gravar uma fita das musicaspara mim, a Sra., pode me emprestar eu devolvo na proxima aula.
A "professora" respondeu:
(*) - Tenho aqui para vender, custa R$10,00, não empresto para gravar.
- Voce quer?
Ela respondeu protamente e impotentemente:
- Sim, aqui esta o $.
E ficou fula da vida, coma fita K7 embaixo dentro da bolsa, com o sentimento que tinha sido roubada pois aquele valor era auto demais para a dita mercadoria, mas o que iría pagar o prazer te ter aquelas musicas tocando proxima ao seu corpo, alma?!
Nada.
A aspirante a bailarina ficou chocada, comprou, voltou para casa e ficou pensando pau da vida que dança era aquela que se pagava para ter aulas e não conseguía seguer a informação de uma musica.
Ser de natureza inconformada que era, pensou:
-Vou procurar e sei que vou encontrar o caminho, pode ter pedras e espinhos, mas eu,o, encontro e caminho por ele.
Encontrou uma parte desde caminho, outra e por aí foi.Depois de um tempo ela mesma foi construindo;Por um tempo conheceu e se encantou por outras bailarinas/professoras, suas formas de dançar que ela ficou conhecendo via VHS e depois tendo aula com algumas destas professoras em carne e osso.Durante um tempo ela procurou dançar dentro dos padões até mesmo imitando uma dessas professoras/bailarinas, depois outra e outra e outra.
Como na vida uma coisa puxa a outra e dança é arte em movimento, não demorou para ela encontrar fitas VHS de bailarinas estrangeiras e descobrir que aquelas professoras/bailrinas, reproduziam estas bailarinas estrageiras, pensou com suas franjas:
- Hum, então é assim...este é um dos motivos que elas nunca contamNADA porque um dos segredos é que elas tambem imitam, outras bailarinas/professoras.
Qual não foi a triste surpresa desta aspirante a bailarina, quando percebeu que ela tambem era uma imitação dos passos, movimentos,trejeitos e tudo mais das professoras/bailarinas, com as quais ela tinha dito aulas ( ou melhor, alguma aula, mas na maior parte do tempo somente foi expectadora de seus ensaios ), pois bem, pensou com suas franjas novamente:
- Vou a caça de mais e mais material e vou me descobrir dentro da dança como sou bailarina classica de formação, serei minha mestra durante um tempo.
Assim ela o fez.Sem parar ela foi olhando assistindo a fitas VHS, foi a shows, aulas de outras profissionais e juntando partes e foi construindo seu caminho e seu estilo.Cada dia mais e mais feliz consigo mesma e com a dança.Mas outra tempestade se aramava:
....BLAMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
Agora ela já Bailarina, Professora e Divulgadora da arte da dança,sofria criticas de todos os lados, ouviasse dizer até mesmo que ela não sabía dançar.
A tempestade caía do lado de fora e ela se abrigou embaixo de sua personalidade e de seus conhecimentos que tinham forte alicerce em suas pesquisas.No caminho que ela havia construído existía lugar para outras pessoas que matinham sua personalidade dentro de uma dança entupida de modismos, e não tardou para que estas pessoas fossem surgindo em sua vida e seu caminho, ajudando inclusive a coninuar a construçã deste caminho.
Hoje ela sabe que SUA FORMA DE DANÇAR E LECIONAR, é o resultado de muita luta e muita pesquisa e é muito feliz.Tem conciencia que SUA FORMA DE DANÇAR LECIONAR é o resultado de:
- Pesquisas
Não tem problemas em admitir os estilos de bailarinas que aprecia,estuda e ama, uma delas Fif Abdu, sua grande idola e mestra mesmo sem saber.Continua construindo seu caminho, por que:
DANÇA É ARTE EM MOVIMENTO E EVOLUÇÃO.
Paula Cunha.
08/02/2006
Nota da autora:
*Não lembro a moeda corrente na epoca.
* Fita K7

Um comentário:

Anônimo disse...

Paulinha,
isso é bastante verdadeiro. O importante mesmo é ir trilhando seu caminho, estudando sempre, descobrindo-se.
Beijo!