terça-feira, fevereiro 27, 2007

Forno -

CaraLeitora,
Caro Leitor,


Este texto foi postado na Lista de debates sobre Dança e Dança do Ventre.
Por:

Monica Furtado -

Abraços,
Paula Cunha.

Outras Bailarinas - Mata Hari - orientalismo
Ei lista!!!
Ei Lívia!!!!!
Ei Paulinha!!!!
Paulinha: "Se Isadora, estivesse Hoje em nosso meio, no seculo XXI e fizesse a opção pela Dança do Ventre a Dança Árabe, como sería que "os selos,padrões, e blablablabla" a receberiam?"
sabe........ fico pensando como ELA receberia os "selos, padrões, blablabla"hehehe e acho que se não fosse com uma sonora gargalhada, ela iria achar muitoruim!!!!!!! Isadora, padrões... não cabem na mesma frase...

Paulinha, adoro como vc coloca textos, situações, e consegue tirar deles liçõestão claras!!!!!! sim, "titulos e rotulos de louca"...
porque essas pessoas agridem uma "ordem" estabelecida que atende aos interesses de quem a estabeleceu...
Mata Hari: uma história e tanto!!! rss uma das mulheres guerreiras que marcaram o mundo...mas, pra mim, a história dela ilustra bem o período em que a Europa "descobriu"
(ou inventou, como diz Edward Said) o "mundo oriental"...assim como a vida de Mata Hari se perde entre história e mitos, assim também tudo que é de fora da Europa era, para os europeus, uma construção baseada em registros feitos pelos orientalistas do início do século XX sob a lente dafantasia...a personagem "Mata Hari" foi construída pelo que fascinava os europeus na época:a idéia de que o oriente (oriente=misture qualquer coisa "exótica" noliquidificador e bata: japoneses, russos, chineses, indianos, egípcios,marroquinos, etc etc) era um lugar de erotismo, pecado, mistério, etc...explica porque a dança árabe é vista assim...observação: o período de espetacularização da dança árabe (o cassino da Badia,por exemplo) é exatamente esse das dançarinas orientalistas como Mata Hari, as histórias se entrelaçam, a dança evoluindo nos países árabes e na europa, ao mesmo tempo...e, aliás, a falta de informação, que a Paula falou, sempre vai propiciar ainvenção de mitos, servindo aos donos de poder...não é à toa que vez por outra inventam uma dança (a moda agora é... dança da espada!... agora é... tacinhas! etc) e ela se alastra, devido muito menos à sua beleza do que à falta de informação que leva as pessoas a crerem que aquilo faz parte da dança árabe...
o Carlinhos de Oxossi falou sobre isso também (heheh agora que to vendo como foirica essa oficina! aff!), ilustrando a transformação do ijexá em afoxé... oijexá é um ritmo bem lento, tocado, no candomblé, pra Oxum, dentro do ritual...quando ele é tocado rápido, transforma-se no Afoxé, que é ritmo de diversão, desair na rua, dos filhos do candomblé... ele fala de como muitos compositores(Caetano, Gil...) usam o afoxé em suas músicas de uma forma descaracterizada...o que, aliás é ótimo: composição, criação, arte... o problema vem quando aspessoas começam a confundir essa música *autoral* com a música tradicional...mas pior ainda se o próprio autor tiver a inteção de causar essa confusão: aí édesrespeito com a cultura viva e a história do povo que matém/manteve essepatrimônio!e é o que aconteceu em toneladas com a dança árabe no início do século XX, eainda acontece em doses homeopáticas até hoje!
aff chega de revolta
hehehehe
Beijos,
Mônica.

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