sexta-feira, abril 20, 2007

Grade de Horaios das Palestras -Semana " D "-

(Paula A.O.Cunha Schtoltz - Palestrante e Professora na Semana e Dia "D")

CICLO DE PALESTRAS – PERFORMANCE – VIDEODANÇA

As 19h na videoteca
ENTRADA FRANCA
PROGRAMAÇÃO
Local:

Centro de Dança do GDF (Via N2 - fundos do Teatro Nacional Claudio Santoro).



SEMANA DA DANÇA - 6ª Edição do DIA D, realizada entre os dias 23 a 28 de abril, no Centro de Dança do GDF.

O evento é programado e realizado pelo Fórum de Dança do DF e Entorno.

Grade de Palestras:

dia 23 (segunda)
“baléckett”
palestra performance
Palestra ilustrada com vídeos, pela Flor de Insensatez, sobre a origem do Baléckett até a atualidade, perpassando as pesquisas feitas em mais de meio século dessa estética insensata. Exibição do raro videodança:"Beckettiana N° 3”
palestrantes:
Dr. Hilan Besusan formou-se em filosofia pela UnB e fez mestrado (USP) e doutorado (Universidade de Sussex, Inglaterra) na mesma área. Atualmente ensina no departamento de filosofia da UnB. É escritor e figurante na Flor de Insensatez – grupo de pequena arte.
Laura Virginia é criadora, bailarina, performer, escritora e atua na cena artista desde 1991. É diretora do grupo de dança Margaridas que investiga o hibridismo não só de dança contemporânea e literatura, mas também de vídeo. Integra a Flor de Insensatez e o Fórum de Dança do DF e Entorno.
“Meta” exibição do videodança de Raquel Nava

dia 24 (terça)
“videodança ”
Contextualização do desenvolvimento da videodança no Brasil e suas diferenças implicadas nas linguagens de dança e de video
Palestrante:
Alexandre Nas é interprete e criador. Profissional diplomado em Estudos de Dança no Laban Center Londres. É Credenciado a ministrar aulas do método do Teatro do Movimento sistematizado por Lenora Lobo
“De água nem tão doce” exibição do videodança de Laura Virgínia e Shirley Farias

dia 25 (quarta)
“profetas em movimento – pesquisa em educação”
O espetáculo Profetas em Movimento 2006 resultou da interação dos processos e estudos realizados com alunos e professores do Instituto de Artes da UnB, artistas convidados do DF, de Congonhas e estudantes da Escola Classe 403 Norte.
Palestrante: Dra. Soraia Silva do inst. de Arte da Universidade de Brasília (UnB)
Bailarina, formada pela Unicamp; mestre em Artes na área de Dança/Unicamp; doutora em Teoria Literária/UnB; autora de Profetas em Movimento: Dansintersemiotização ou Metáfora Cênica dos Profetas de Aleijadinho (Edusp, 2001). Professora no Departamento de Artes Cênicas da UnB e coordenadora do CDPDan.
“É assim que nós sobrevivemos” performance de Julio Cezar Campos



dia 26 (quinta)
“Processo criativo: onde as artes plásticas e a dança contemporânea se encontram?”
Apresentação de um pequeno resumo da trajetória artística de Gisel Carriconde Azevedo, mostrando a influência em meu trabalho atual da experiência com criação de cenários e espaços expositivos, e vice-versa. Demonstração das etapas do desenvolvimento de um projeto de cenário/figurino para dança contemporânea, apontando as particularidades desse tipo de projeto: onde a dança e as artes plásticas se encontram e onde se confrontam.
Palestrante: Ms Gisel Carriconde Azevedo
È graduada em matemática e artes plásticas pela UnB, com mestrado em artes na Universidade de Brighton, Inglaterra. Atualmente reside em Brasília, onde trabalha com a concepção e a montagem de exposições do acervo de arte e numismática do Banco Central. Desde 1989, vem desenvolvendo pesquisa como artista plástica, e, paralelamente, trabalhado com a criação de cenário/figurino, especialmente para espetáculos de dança contemporânea.
“Latão - Loucura como forma de sanidade” exibição do videodança de Ary Coelho


dia 27 (sexta)
“dança e inclusão social”
A dança como atividade de fomento e como fomento de inclusão social. O movimento social organizado e o reconhecimento do interlocutor junto aos governos estabelecidos. Projeto social e programa social – demandas sociais.
Palestrante: João Carlos Correa
É dançarino de salão, professor e empresário de danças. Presidente executivo da ASCAPIS – Associação Cultural de Capacitação e Inclusão Social. É idealizador dos projetos “Dança e Cidadania” e “Perfume de Mulher”, que atende a jovens da rede pública de ensino e pessoas com deficiência visual. É mantenedor da gibiteca e biblioteca comunitária na Ceilândia Norte.
“Cidades” videodança de Giovane Aguiar e Sérgio Raposo


dia 28 (sábado) ás 17h
" Como Aprender e Ensinar Dança Folclorica Estrangeira".
Facilitar a didatica, pedagogia e entendimento de Dança Folclorica, tanto Brasileira quanto Estrangeira
Palestrante:Paula A.O.Cunha Schtoltz
Bailarina, Professora e Pesquisadora de Dança, com formação em Balé Classico, formada em Belo Horizonte Minas Gerais.
Ensionou Danças Folcloricas Brasileiras na Europa nos anos 90.
Trabalha á mais de uma decada com Danças Folcloricas Árabes e Dança Do Ventre.

dia 28 (sábado) às 19h
“Processo diferenciado para criação em dança contemporânea:
*dança à distância
*dança em versões
Pesquisa que se propõe a investigar e construir processos mais adequados à realidade da contemporaneidade, envolvendo a mediação das novas tecnologias de Educação à Distância para a construção coreográfica, inserida na perspectiva de criar, simultaneamente, múltiplos produtos denominados “versões”.
Palestrantes: Rosa Coimbra e Dra Susi Martinelli
Rosa Coimbra - Coreógrafa, bailarina e diretora. Fundadora do Grupo Stillo (1984-2000). Desenvolve coreografias de dança contemporânea e trabalhos de direção e pesquisa em dança com profissionais independentes. Membro da diretoria do Fórum Nacional de Dança e da Câmara Setorial de Dança.
Susi Martinelli – Bacharel e licenciada em dança pela Unicamp(SP) e mestra e doutoura em Psicologia da Criatividade pela UnB. Intérprete, criadora e pesquisadora do programa Rumos Dança do Itaú Cultural.
“Frevo, Coco, Maracatu e Ciranda” performance de Jorge Marino


Espero por voce,
Abraços,
Paula Cunha.
Ver Grade de Horarios das Aulas no Centro de Dança
Espetaculo de Comemoração e Encerramento
Teatro Nacional Claudio Santoro
Data 29 de Abril
Hora:19hs

Um comentário:

Laura Virgínia disse...

Adorei estar nos eu blog.
Co anda vc...