quarta-feira, abril 04, 2007

Gostinho


(...)

Falando de “Melea-Laf”.

Assisti a modalidade do Melea-Laf chegar e espalhar no Brasil há mais ou menos 04 anos, com os lançamentos das fitas em VHS da bailarina Soraya Zaied, da qual sou fã.

Bom, eu já havia visto esta modalidade mostrada de uma forma super natural pela bailarina egípcia: Fif Abdo.
Minha ETERNA musa inspiradora, ela não sabe, (Por que ela nunca me viu ou a ela ao vivo, mas ela esta presente sempre em minha dança) ,
É minha Professora, Mestra desde os meus primeiros contatos com a Dança do Ventre, e continua sendo até a presente data e enquanto vida eu tiver.
Ela, Fif, será minha primeira e ETERNA Mestra e Professora;
Pois bem; Em uma fita de show, VHS :

- Ela entra com um véu preto e faz movimentos "típicos” das Meleas.
Bom como já escrevi várias vezes:

- Um dos meus grandes encantos pela Dança do Vente, Danças Folclóricas Árabes e a Dança Árabe é e sempre será esta grande falta de CERTEZA dos acontecimentos.

ESTOU ADORANDO esta viagem neste mundo de incertezas.

A comparação que a (*)Than, fez com as mulatas é uma comparação didática e inteligente, pelo menos no meu modo de ver os acontecimentos.
É como se uma bailarina brasileira montasse uma sátira sobre as mulatas e chamasse, por exemplo, de:

- A DANÇA DO (*)" SARGENTELLI ".
As pessoas e bailarinas no exterior não poderiam saber toda a verdade, a menos que, fossem estudar a fundo nossa cultura e a história do samba.
Seguindo o curso natural da vida, as coisas vão se agregando com o tempo.

Na minha opinião em pouco tempo o "Sargentelli", vai fazer parte do folclore brasileiro, pois sua dança, com todos os detalhes vai passar de uma geração a outra sem muitos ensinamentos técnicos e isto PODE se tornar uma modalidade Folclórica Brasileira e ficar dentro do samba.
Porque não?

Nós, brasileiros, sempre vamos saber que na sua origem as "Mulatas do Sargentelli" surgiram em uma dança de samba caracterizada e para "Inglês ver".
Provocando muita polêmica, no seu nascimento, mas depois esta audácia marcou uma era.

Como o meu, o nosso amado Velho Guerreiro, o "Chacrinha" ele revitalizou e normalizou as vedetes na TV, antes dele não tinha ninguém com a coragem de colocar as nuances do antigo teatro de revista brasileiro.

Com o Melea-Laf, vejo que acontece mais ou menos o mesmo fenômeno.
Não podemos esquecer da sua importância no desenvolver das bailarinas brasileiras, que se soltaram mais e começaram a brincar mais com a música e o público em seus shows, deixando assim suas apresentações mais naturais.

Fico pensando, que um outro fator muito importante para a divulgação em massa do Melea–Laf e de outras danças (quem sabe não folclóricas árabes), ou quem sabe folclóricas ,que acabam ficando,sem grandes o sem nenhum registro acadêmico.

Acessórios cênicos também sem a devida comprovação histórica têm chegado e encontrado grande espaço pelo simples fato do ser humano AMAR, pensar que esta divulgando uma novidade.

Estava conversando outro dia com uma bailarina e nós falávamos justamente sobre isto:

-Que a hora no Brasil era das invenções com "afirmações" de comprovação histórica; muitos são os motivos que vão levar a estes maravilhosos enganos.

Digo maravilhosos enganos, por que se o Mela-Laf for um deles. Abençoado seja!

EU ADORO O MELEA–LAF!

Amo manifestações folclóricas ou não.

Amo Manifestações de Arte.

Abraços,
Paula Cunha.

(*) Nota da Autora: Than é uma da mais antigas participantes da Lista de debates, amiga, querida e doce.
(*) Nota da Autora: Tenho profundo respeito pelo trabalho de Oswaldo Sargentelli.
(*) Nota da Autora: Tenho profundo respeito e amor pelo trabalho do nosso saudoso e amado Chacrinha.
Leitora,
Leitor,
Boa Tarde!
Este texto vai estar na publicação escrita do trabalho, desenvolvido aqui em Brasilia, por mim.
Estará disponivel para consulta nas Secretarias de Educação e Cultura do Distrito Federal, no inicio do mês de Maio.
A Integra do Trabalho são 03 DVDs e Voce poderá adiquirir na segunda quinzena de Maio.
REVERVE O SEU
Contato:
55-61-9292-6144
Abraços,
Paula Cunha,

Nenhum comentário: